Saiba como consultar as certidões emitidas pela sua empresa em um único lugar

22 de maio de 2024
Saiba como consultar as certidões emitidas pela sua empresa em um único lugar

Sua empresa ainda faz a consulta de CND manualmente? Descubra como a tecnologia pode facilitar essa tarefa e trazer mais eficiência!

Historicamente, a consulta das certidões emitidas era realizada manualmente. Contudo, apesar de ser um processo digital, visualizar o histórico de CNDs envolve acessar diversos portais, demandando tempo inviável para os profissionais responsáveis por essa tarefa.

Atualmente, a tecnologia revolucionou nossos métodos em várias áreas, inclusive no setor fiscal e tributário. Além disso, para simplificar o trabalho dos profissionais que lidam com CNDs, hoje existem diversas ferramentas digitais disponíveis para tornar essa rotina mais ágil e eficiente.

Por tanto, continue a leitura para descobrir como consultar as certidões emitidas pela sua empresa em um único local. Continue a leitura!

Importância de verificar as certidões emitidas regularmente

Em termos gerais, as Certidões Negativas de Débitos (CND) são documentos que comprovam a situação legal de pessoas físicas ou jurídicas, confirmando a ausência de pendências financeiras ou processuais em seu nome. Essas certidões emitidas refletem a situação da empresa e podem ser emitidas por diferentes órgãos públicos com diversos propósitos.

Isto é, faz parte da rotina de profissionais do departamento fiscal e tributário ter acesso às certidões emitidas, pois diversas situações do dia a dia requerem certidões negativas para serem realizadas. Por exemplo: abrir um novo negócio, solicitar um empréstimo, participar de licitações.

Consequentemente, o trabalho diário exige a verificação constante das certidões negativas. Além disso, cada certidão, seja estadual, federal ou municipal, precisa de um procedimento específico para ser acessada e de várias informações sobre a pessoa física ou jurídica para serem preenchidas.

“Diante disso, essa situação pode causar erros nos processos ou esgotamento da equipe, pois se torna uma tarefa repetitiva e exaustiva. Outros problemas enfrentados por essa condição são:

  • Perda de prazos de licitações por não estar com as certidões negativas organizadas e em dia;
  • Acesso a vários sites para emitir e consultar certidões da sua empresa, consequentemente acabar se perdendo ou confundindo;
  • Horas de trabalho dedicadas somente para essa atividade;
  • Falha ao acompanhar o surgimento de certidões positivas.

Portanto, a automação das certidões emitidas proporciona ao seu negócio mais independência e é uma excelente alternativa para liberar a equipe para se dedicar a atividades que realmente não podem ser automatizadas.

Benefícios de consultar suas CNDs em um só lugar:

A consulta de CNDs pode ser uma tarefa árdua e demorada. Embora muitos órgãos já permitam a consulta digital, no entanto você ainda precisa visitar diversos sites diferentes para realizá-la.

Por isso, automatizar a consulta de certidões negativas é essencial para sua empresa. Mas como centralizar todos esses documentos?

Atualmente, existem soluções de RPA – Automação Robótica de Processos, que automatizam diversos processos dentro da sua empresa. Por tanto, essa tecnologia é capaz de capturar, interpretar e processar informações usadas no dia a dia do seu negócio.

O objetivo principal de automações como essa é diminuir a necessidade de intervenção humana em tarefas repetitivas e manuais, como a consulta de certidões emitidas.

A gestão automática de CNDs oferece, além de economia de tempo, entre os principais benefícios, estão:

  • Garantir que nenhum prazo ou negociação seja perdido;
  • Manter um histórico de suas certidões;
  • Emitir certidões em lote;
  • Receber alertas quando as certidões negativas estiverem próximas de expirar;
  • Consultar vários tipos de CND em um único local;
  • Centralizar suas atividades para maior organização;
  • Otimizar a eficiência da sua equipe;
  • Assegurar a conformidade com o Fisco.

Como centralizar a consulta de todas as certidões emitidas?

Gestão de CND com eficiência: Como consultar as certidões emitidas em um só lugar?

Para resolver esse problema, você já pensou em simplificar a maneira como consulta certidões emitidas? Sabia que existem ferramentas automáticas que podem ajudar nisso? Vamos descobrir como fazer isso na sua empresa.

Usar tecnologias como a automação de processos robóticos (RPA) pode facilitar a emissão e o gerenciamento de CNDs sem precisar de muito esforço manual. Para adotar essa solução, você precisa de um software especializado em certidões negativas.

Essa ferramenta se conecta aos sistemas de emissão e faz o download das certidões automaticamente, tornando todo o processo mais rápido e menos sujeito a erros. É importante saber quais certidões podem ser obtidas dessa forma.

Por exemplo, certidões como de débitos tributários federais, do FGTS, estaduais, municipais e trabalhistas podem ser geradas automaticamente.

Entre os benefícios oferecidos destacam-se: O software Master DEC-CND é um exemplo de solução que oferece agilidade e segurança na emissão de certidões para sua empresa. Com ele, você pode controlar e consultar certidões negativas de forma automática e centralizada.

Além disso, implantar um sistema para gerenciar as certidões emitidas pode ajudar a aumentar a produtividade, reduzir erros e otimizar o tempo da equipe, eliminando processos manuais e repetitivos.

Para concluir, agora que você já conhece a solução para otimizar suas certidões emitidas. Além disso, convidamos você a conhecer o módulo Master DEC-CND e consequentemente experimentar todos os seus diferenciais.

Por fim, descubra como um software de automação de CNDs pode otimizar sua eficiência fiscal.