Sua empresa ainda faz a consulta de CND manualmente? Descubra como a tecnologia pode facilitar essa tarefa e trazer mais eficiência!
Historicamente, a consulta das certidões emitidas era realizada manualmente. Contudo, apesar de ser um processo digital, visualizar o histórico de CNDs envolve acessar diversos portais, demandando tempo inviável para os profissionais responsáveis por essa tarefa.
Atualmente, a tecnologia revolucionou nossos métodos em várias áreas, inclusive no setor fiscal e tributário. Além disso, para simplificar o trabalho dos profissionais que lidam com CNDs, hoje existem diversas ferramentas digitais disponíveis para tornar essa rotina mais ágil e eficiente.
Por tanto, continue a leitura para descobrir como consultar as certidões emitidas pela sua empresa em um único local. Continue a leitura!
Importância de verificar as certidões emitidas regularmente
Em termos gerais, as Certidões Negativas de Débitos (CND) são documentos que comprovam a situação legal de pessoas físicas ou jurídicas, confirmando a ausência de pendências financeiras ou processuais em seu nome. Essas certidões emitidas refletem a situação da empresa e podem ser emitidas por diferentes órgãos públicos com diversos propósitos.
Isto é, faz parte da rotina de profissionais do departamento fiscal e tributário ter acesso às certidões emitidas, pois diversas situações do dia a dia requerem certidões negativas para serem realizadas. Por exemplo: abrir um novo negócio, solicitar um empréstimo, participar de licitações.
Consequentemente, o trabalho diário exige a verificação constante das certidões negativas. Além disso, cada certidão, seja estadual, federal ou municipal, precisa de um procedimento específico para ser acessada e de várias informações sobre a pessoa física ou jurídica para serem preenchidas.
“Diante disso, essa situação pode causar erros nos processos ou esgotamento da equipe, pois se torna uma tarefa repetitiva e exaustiva. Outros problemas enfrentados por essa condição são:
- Perda de prazos de licitações por não estar com as certidões negativas organizadas e em dia;
- Acesso a vários sites para emitir e consultar certidões da sua empresa, consequentemente acabar se perdendo ou confundindo;
- Horas de trabalho dedicadas somente para essa atividade;
- Falha ao acompanhar o surgimento de certidões positivas.
Portanto, a automação das certidões emitidas proporciona ao seu negócio mais independência e é uma excelente alternativa para liberar a equipe para se dedicar a atividades que realmente não podem ser automatizadas.
Benefícios de consultar suas CNDs em um só lugar:
A consulta de CNDs pode ser uma tarefa árdua e demorada. Embora muitos órgãos já permitam a consulta digital, no entanto você ainda precisa visitar diversos sites diferentes para realizá-la.
Por isso, automatizar a consulta de certidões negativas é essencial para sua empresa. Mas como centralizar todos esses documentos?
Atualmente, existem soluções de RPA – Automação Robótica de Processos, que automatizam diversos processos dentro da sua empresa. Por tanto, essa tecnologia é capaz de capturar, interpretar e processar informações usadas no dia a dia do seu negócio.
O objetivo principal de automações como essa é diminuir a necessidade de intervenção humana em tarefas repetitivas e manuais, como a consulta de certidões emitidas.
A gestão automática de CNDs oferece, além de economia de tempo, entre os principais benefícios, estão:
- Garantir que nenhum prazo ou negociação seja perdido;
- Manter um histórico de suas certidões;
- Emitir certidões em lote;
- Receber alertas quando as certidões negativas estiverem próximas de expirar;
- Consultar vários tipos de CND em um único local;
- Centralizar suas atividades para maior organização;
- Otimizar a eficiência da sua equipe;
- Assegurar a conformidade com o Fisco.
Como centralizar a consulta de todas as certidões emitidas?
Gestão de CND com eficiência: Como consultar as certidões emitidas em um só lugar?
Para resolver esse problema, você já pensou em simplificar a maneira como consulta certidões emitidas? Sabia que existem ferramentas automáticas que podem ajudar nisso? Vamos descobrir como fazer isso na sua empresa.
Usar tecnologias como a automação de processos robóticos (RPA) pode facilitar a emissão e o gerenciamento de CNDs sem precisar de muito esforço manual. Para adotar essa solução, você precisa de um software especializado em certidões negativas.
Essa ferramenta se conecta aos sistemas de emissão e faz o download das certidões automaticamente, tornando todo o processo mais rápido e menos sujeito a erros. É importante saber quais certidões podem ser obtidas dessa forma.
Por exemplo, certidões como de débitos tributários federais, do FGTS, estaduais, municipais e trabalhistas podem ser geradas automaticamente.
Entre os benefícios oferecidos destacam-se: O software Master DEC-CND é um exemplo de solução que oferece agilidade e segurança na emissão de certidões para sua empresa. Com ele, você pode controlar e consultar certidões negativas de forma automática e centralizada.
Além disso, implantar um sistema para gerenciar as certidões emitidas pode ajudar a aumentar a produtividade, reduzir erros e otimizar o tempo da equipe, eliminando processos manuais e repetitivos.
Para concluir, agora que você já conhece a solução para otimizar suas certidões emitidas. Além disso, convidamos você a conhecer o módulo Master DEC-CND e consequentemente experimentar todos os seus diferenciais.