Software para monitoramento de DEC, e-CAC, e Situação Fiscal: por que utilizar?

Como vimos anteriormente, o acompanhamento do DEC ou DTE (domicílio tributário eletrônico, de acesso via e-CAC) é de suma importância para manter uma boa relação com o fisco, e receber as principais comunicações de uma empresa.

Apesar de ser uma ferramenta digital, gerenciar as caixas postais de  DEC pode se tornar um obstáculo para empresas com múltiplos CNPJs, pois cada um desses CNPJs possui um próprio conjunto de DECs, e o acesso à essas caixas postais nas diferentes  esferas governamentais(federal, municipal ou estadual) é independente.

Muitas empresas acabam adotando o processo manual de usar uma planilha com links de acesso a esses portais, e acumulam diversos links expirados, além do tempo gasto com todo o processo de consulta manual/individual.

Como administrar os DECs quando uma empresa possui vários CNPJs sem perder nenhuma notificação, intimação ou aviso importante?

A melhor maneira de ter eficiência nessa tarefa e aumentar a produtividade do departamento fiscal é através de um software de gerenciamento de DECs, uma plataforma que simplifica e unifica a visualização das mensagens e possui funções avançadas de monitoramento de múltiplos CNPJs. 

Em vez de perder tempo buscando manualmente, você pode contar com uma ferramenta em nuvem especializada para acompanhar aquelas notificações governamentais que realmente importam para sua empresa.

Quer entender os benefícios de usar um software para gerenciar DEC? Continue lendo para explorar mais sobre o assunto.

Motivos para usar um software de monitoramento de DEC:

O software para monitoramento de DEC é uma solução digital, com funções desenvolvidas para facilitar a rotina fiscal da conferência das caixas postais de DEC de forma centralizada.

De forma prática, existem robôs (adequados aos principais certificados de segurança cibernética) que entram diariamente em todos os portais de esfera governamental e levam as mensagens para uma única plataforma.

Confira os principais benefícios dessa tecnologia:​

1. Concentração das informações
Centralize as notificações fiscais de diversos CNPJs em uma única plataforma. Com um sistema de controle para DTE, você elimina a necessidade de acessar diversas caixas de entrada, e obtém uma consulta mais simplificada de todas as mensagens importantes.

2. Garantia do recebimento de mensagens relevantes
Evitar a perda de notificações cruciais é fundamental para o bom funcionamento do departamento fiscal da empresa. Ao utilizar um software de gestão do Domicílio eletrônico do Contribuinte, você reduz as chances de falhas humanas, assegurando a ciência de notificações relevantes dentro do prazo hábil.

3. Simplificação do fluxo de trabalho
Ao implementar um sistema de monitoramento do DEC em sua operação, você ganha controle sobre informações e vencimentos dos documentos. Isso é possível através de funcionalidades específicas, como filtros por tipos de mensagem (avisos, intimações e notificações), visualização dos próximos vencimentos e a capacidade de solicitar leituras diretamente pela plataforma.

4. Otimização de tempo
Com um software de automação fiscal, os robôs trabalham diariamente por você, e mantêm as caixas de DEC sempre atualizadas (proporcionando uma gestão à vista). Os DECs atualizados diariamente geram a segurança e previsibilidade para que as empresas possam concentrar suas energias em outras demandas estratégicas do departamento fiscal.

5. Integração com automação de Certidões Negativas de Débitos
Além de facilitar o processo de monitoramento de todas as mensagens nas caixas postais, o módulo de DEC da MasterTax também é integrado com a automação de Certidões Negativas de Débito, possibilitando consultas, emissões e renovação automática das CNDs.

Conheça o Master DEC-CND: O módulo de automação de domicílios eletrônicos da MasterTax.

Para quem lida com a gestão de múltiplos Domicílios Eletrônicos do Contribuinte (DECs), manter-se atualizado com todas as notificações governamentais e não perder nenhum prazo importante pode ser uma tarefa árdua. O Master DEC-CND é uma automação que integra funções robotizadas para facilitar 100% dos seus processos fiscais de monitoramento e controle.

Nele, é possível administrar as Caixas Postais Eletrônicas (DECs) de âmbito federais, estaduais e de diversos municípios, permitindo que você monitore todas as mensagens em um único lugar. Além de gerenciar Certidões Negativas de Débito de forma organizada, ágil e segura. Em outras palavras, toda a comunicação do seu negócio com o Fisco é simplificada.

Confira os principais benefícios do Master DEC-CND:

  • Centralização de dezenas ou centenas caixas de mensagens de DEC
  • Não perca prazos das comunicações do governo;
  • Fique ciente das principais notificações e intimações.

A solução para gerenciamento de DEC e CND MasterTax conta com uma série de diferenciais. Veja os principais:

  • Leitura de mensagens através do sistema;
  • Geração de relatórios exportáveis em Excel;
  • Consultas e armazenamento das mensagens;
  • Gerenciamento dos DECs de múltiplos CNPJS;
  • Monitoramento de prazos de leituras tácitas;
  • Downloads em lote das mensagens recebidas;
  • Tudo isso em um único dashboard.

Viu só como um software para gerenciar DEC pode descomplicar sua rotina fiscal?

Preencha o formulário e converse com um de nossos especialistas para uma demonstração gratuita:

Compartilhe

Newsletter semanal